Este projeto de pesquisa dedica-se à reflexão crítica sobre o corpo no horizonte dos estudos pós-coloniais nos países de língua oficial portuguesa. Tendo em vista que os corpos elaboram discursos e disseminam signos, a preocupação deste projeto abrange o recorte teórico que contemple códigos sociais, práticas políticas e artísticas ao considerar a revisão de paradigmas, de normas e de estereótipos do imaginário colonial, configurados na política e na poética dos corpos, encenados tanto nos textos literários, na mídia, quanto no palco do cotidiano das ruas do Brasil.
Este trabalho pretende empreender uma investigação acerca da força coercitiva exercida pelos discursos de gênero e sua relação com o desenvolvimento dos repertórios imagéticos que compõem as práticas lícitas do erotismo. Através da articulação de teorias do gênero, corpo e sexualidade, pretende-se atravessar o corpo feminino, no sentido de problematizar a história de sua representação simbólica, para em seguida desconstruir essa mesma noção de identidade, utilizando conceitos teóricos como as identidades queer, da pesquisadora Judith Butler, ou o corpo sem órgãos do dramaturgo Antonin Artaud.
Esta pesquisa destina-se a reflexão crítica acerca da metáfora da casa enquanto local de inserção de corpos, local da poesia e da prosa, também de acontecimentos e que as escritoras Adélia Prado e Myriam Fraga retomam como elemento de sua poética. Nos textos de Adélia Prado há o olhar feminino sobre a vida cotidiana na casa. São quintais, salas, paredes, tetos, quartos e jardins que comunicam e, em Myriam Fraga, a casa também é retomada em seu signo e até um palácio.
Esta pesquisa é voltada para o estudo de procedimentos dramatúrgicos tendo como foco os princípios e procedimentos artísticos da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux para a produção dramatúrgica de um texto dramático para um corpo mímico, cujos objetivos principais são pesquisar a construção de estruturas dramatúrgicas dirigidas a representações de natureza física, Analisar os princípios dramáticos fundantes da teoria da dramaturgia e da mímica corporal dramática de Etienne Decroux.